O QUE A IGREJA DIZ SOBRE O CÓDIGO DA VINCI?




Olá Fernanda, tudo bem com você? É muito interessante a sua pergunta! Para quem não sabia o Código Da Vinci é o livro escrito por Dan Brown, que retrata famosa pintura do quadro de Leonardo da Vinci “A Última Ceia”. Segundo esta obra, a pessoa sentada do lado direito de Jesus não é o apóstolo João, mas que teria sido Maria Madalena, que era casada com Jesus e estava esperando um filho dele. Depois da crucificação Maria supostamente escapou para Gaul para ter o seu bebê dando continuidade à descendência de Jesus. Não é mais segredo para alguém que a obra tenha sido aproveitada pelos inimigos da Igreja para lançar outras acusações e campanhas sobre temas que não têm a ver com o livro. Mas tudo bem! A posição da Igreja Católica ante O Código da Vinci é aproveitar a oportunidade para falar de Jesus Cristo e da Igreja. Pois, muitos católicos bem formados e praticantes se sentirão ofendidos: há que saber fundamentar sua reação, de forma serena e construtiva;

Por outro lado, a obra pode provocar em muitos católicos não bem formados mais dúvidas sobre se o que diz o livro é verdade: haverá que intensificar a catequese e tocar em alguns temas façam perguntas ou não.

O livro despertou em muitas outras pessoas até então indiferentes curiosidades de saber mais acerca da fé: há que estar preparados para satisfazer seu interesse com uma evangelização atrativa.

Pode a meu ver ser uma boa ocasião de trabalhar junto a outras religiões: com ortodoxos e os movimentos neo-pentecostais, porque o livro e o filme ofendem todos os cristãos. Quer sejam eles Cristãos, judeus ou muçulmanos; e com intelectuais não cristãos ou seja ateus, que se sentem ofendidos pelos numerosos erros históricos, artísticos, culturais, etc., realizados somente com o intuito de ganhar dinheiro.

Portanto, a posição da Igreja Católica é impulsionar todos os católicos a uma vivência da sua fé com mais fidelidade, confiança, convicção e responsabilidade. E, sobretudo, o lançar-se para a missão: ide por todo o mundo e pregai o Evangelho!

Obrigado pela sua pergunta e espero lhe ter respondido bem!

Deus a abençoe!

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo

Você é contra ou a favor do aborto?