O QUE A IGREJA DIZ SOBRE O CÓDIGO DA VINCI?




Olá Fernanda, tudo bem com você? É muito interessante a sua pergunta! Para quem não sabia o Código Da Vinci é o livro escrito por Dan Brown, que retrata famosa pintura do quadro de Leonardo da Vinci “A Última Ceia”. Segundo esta obra, a pessoa sentada do lado direito de Jesus não é o apóstolo João, mas que teria sido Maria Madalena, que era casada com Jesus e estava esperando um filho dele. Depois da crucificação Maria supostamente escapou para Gaul para ter o seu bebê dando continuidade à descendência de Jesus. Não é mais segredo para alguém que a obra tenha sido aproveitada pelos inimigos da Igreja para lançar outras acusações e campanhas sobre temas que não têm a ver com o livro. Mas tudo bem! A posição da Igreja Católica ante O Código da Vinci é aproveitar a oportunidade para falar de Jesus Cristo e da Igreja. Pois, muitos católicos bem formados e praticantes se sentirão ofendidos: há que saber fundamentar sua reação, de forma serena e construtiva;

Por outro lado, a obra pode provocar em muitos católicos não bem formados mais dúvidas sobre se o que diz o livro é verdade: haverá que intensificar a catequese e tocar em alguns temas façam perguntas ou não.

O livro despertou em muitas outras pessoas até então indiferentes curiosidades de saber mais acerca da fé: há que estar preparados para satisfazer seu interesse com uma evangelização atrativa.

Pode a meu ver ser uma boa ocasião de trabalhar junto a outras religiões: com ortodoxos e os movimentos neo-pentecostais, porque o livro e o filme ofendem todos os cristãos. Quer sejam eles Cristãos, judeus ou muçulmanos; e com intelectuais não cristãos ou seja ateus, que se sentem ofendidos pelos numerosos erros históricos, artísticos, culturais, etc., realizados somente com o intuito de ganhar dinheiro.

Portanto, a posição da Igreja Católica é impulsionar todos os católicos a uma vivência da sua fé com mais fidelidade, confiança, convicção e responsabilidade. E, sobretudo, o lançar-se para a missão: ide por todo o mundo e pregai o Evangelho!

Obrigado pela sua pergunta e espero lhe ter respondido bem!

Deus a abençoe!

A IMPORTÂNCIA DO TESTEMUNHO DOS JOVENS


Olá Graziele, obrigado pela sua pergunta. Gostaria antes de tudo dizer que vivemos numa sociedade em que aqueles que se dizem cristãos católicos estão sendo levados pelas tragédias do mundo. É triste observar que, conforme a época da graça se prolonga, o povo de Deus parece mais determinado do que nunca a adotar as atitudes e ações do mundo.
Os jovens cristãos católicos deveriam saber que o melhor testemunho para Cristo é uma vida que está cheia e que é controlada pelo Espírito Santo. Muitos cristãos têm hoje a idéia errada que testemunhar consiste unicamente em participar da missa, é rezar o terço, fazer adoração e pregar o Evangelho. É verdade? É! Mas não basta. Por isso, embora compreendamos e concordemos que o aspecto sobrenatural da salvação definitivamente envolve a mensagem do evangelho, nosso testemunho de modo algum é limitado a isso. Independente se você percebe isso ou não, a maioria das pessoas presta muito mais atenção àquilo que você faz e como reage do que com o que diz. Veja o ditado popular: Falar é fácil! Algumas pessoas que falam muito bem acabam ficando constrangidas após serem desafiadas com o mostre-me ou cale-se. A atitude que a maioria de nós terá é: não fale somente, mostre-me também! As ações falam muito mais alto que as palavras. Quando vivenciamos aquilo que falamos, nossas palavras terão uma força muito maior. Se as pessoas virem que somos verdadeiros no que falamos e vivemos e que nossas vidas irradiam a realidade daquilo que professamos, estarão muito mais abertas à mensagem que anunciarmos. Os falsos, porém, são alvo de sambarias em toda a parte, e não é para se admirar! A falsidade e a piedade são totalmente incompatíveis - como óleo e água, que não se misturam. Mas, apesar das advertências das Palavras de Jesus sobre a falsidade e suas conseqüências. Muitos jovens cristãos insistem em tentar ficar com as pernas uma de cada lado da cerca. Tentar ficar com as pernas uma de cada lado, uma nos prazeres e vícios do mundo e outra no caminho que nos leva para os céus não facilita a caminhada para Deus!
Portanto, O papel do jovem cristão maduro é de testemunhar e reconhecer a importância de manter a pureza no andar, no agir e no ser. Ele tem de ser um diferencial. Não importa se o resto do mundo esteja determinado a seguir no caminho errado; cada um de nós deve fazer o melhor que puder para caminhar na luz da Palavra de Deus e buscar a santificação. Lembra-te que vós os jovens sois o futuro da humanidade. Assim, a Igreja sendo mãe e mestre, acredita que se tivermos jovens que testemunhem uma vida de santidade o mundo estará fora mais cedo ou mais tarde de todas as tragédias que assolam a sociedade pós-moderna.
Espero ter respondido a sua pergunta desejo para você felicidade na sua vida e que Deus a abençoe!

Reportagem



Aqui estão 2 dúvidas dos jovens da Fatea (Faculdades Integradas Teresa D´Avila).
Assista ao vídeo e deixe seu comentário sobre as perguntas também!!

Seguidores

Arquivo

Você é contra ou a favor do aborto?